Sigam-me os Bons

domingo, 14 de março de 2010

Letras e Músicas


Aproveitando o gancho de meu último ensaio – “Filme Vs Livro” -, gostaria de falar um pouquinho sobre trilhas sonoras. Pois sou, além de amante das letras, um amante da música. E esse segundo interesse em particular me motivou a querer falar sobre. Talvez, o fato de possuir uma trilha sonora seja uma das únicas vantagens que um filme tem sobre um livro. Pois quem aqui vai negar que a música certa no momento certo não emocione?

Um exemplo que gosto é o do filme “Crepúsculo”. Apesar de não ser muito fã dele, tenho que admitir que a escolha de “Decode”, do Paramore foi um prato cheio. Acho que ela conseguiu até dar o ar dinâmico que tanto faltava ao filme. E agora, sempre que penso no livro ou na história, a música me vem cabeça. Outra música que para mim se encaixou perfeitamente em um trabalho cinematográfico foi a “Stop Cry Your Heart Out”, do Oasis, que fez parte da trilha sonora do filme “Efeito Borboleta”. Francamente, uma excelente escolha, pois o final do filme por si só já era emocionante, mas quando entrou o piano tocando essa música... Até deixei cair lágrimas. Rsrs. (OBS: Eu estou me referindo ao filme 1. Os outros, na minha opinião, nem deviam ter sido lançados).
Porém, o fato de um livro não possuir uma trilha sonora própria, não nos impede, nós, leitores viciados, de criarmos nossas próprias. E é essa a proposta. Nesse artigo eu gostaria de, ao invés de expor uma opinião, realizar um debate sobre música e literatura, pois acho o tema muito legal. Eu gostaria de saber que música vocês achariam perfeita para algum livro. Pensem como se vocês fossem os responsáveis por realizar a produção cinematográfica de alguma obra. Que músicas escolheriam para determinadas cenas?  
 A verdade é que um mundo sem trilha sonora é um saco. E os meus não são diferentes, pois até mesmo para escrever eu tenho de usar de alguma boa música para me inspirar. Por exemplo, se estou criando uma cena de ação, nada como um bom rock pesado como Nightwish ou Pitty. Ou se quero uma coisa mais emotiva, recorro normalmente a Engenheiros do Hawaii ou James Blunt. E assim vai...
Para “O Véu” mesmo, também recorri em muito à música. Em especial à banda holandesa Within Temptation, que fez quase que parte total da trilha sonora, por duas músicas que eu acho terem tudo a ver com a história. Para aqueles que leram “O Véu”, eu gostaria de pedir comentário se concordam, mas as músicas “A Dangerours Mind” e “What Have You Done”, não tem tudo haver? Se um dia vier um filme, que essas façam parte da trilha sonora. : )
Outra música que vem me ajudando muito, só que esta, na construção de “O Salto”, meu atual projeto, foi feita por uma banda de amigos meus. Acho que é até por isso ela é tão mais especial. Nesse caso, estou me referindo à banda Knowhow e a música “Inferno Astral”. Dos seus trabalhos, eu gosto particularmente dessa música, pois tem um ar bastante contemplativo que muito me agrada. Eles, assim como eu, estão no início da jornada para ganhar espaço no mundo da arte e não é só por serem meus amigos que eu digo acreditar muito neles. Pois o grupo tem potencial. E para o caso de alguém querer conferir, aqui vai o link do MySpace deles.
Enfim, agora eu gostaria de saber da opinião de vocês. Quais músicas vocês acham que dariam uma boa trilha sonora para algum livro que leram ou que estão escrevendo?
Tem algumas sugestões? Estou ansioso para ouvi-los.

4 comentários:

  1. Ah, sim. Se tem uma coisa que os livros não têm, e que os filmes complementam são as trilhas sonoras. Vi um post parecido no Criando Testrálios. Não estou me referindo a musicas cantadas, mas sim aquelas de fundo que marcam uma história. Exemplo aquela que sempre toca ou tocava no começo de Harry Potter, foi viciante pra mim numa época. E algumas do Senhor dos Anéis também.

    Agora na questão da música mesmo, acho que elas até perdem um pouco de identidade, pois por exemplo, você mencionou “Stop Cry Your Heart Out”, toda vez que a escuto, lembro do filme, das várias cenas. Se ela não fizesse parte do filme, com certeza, minha visão sobre ela seria outra. Mas acho que os autores não ligam, já que isso acaba jogando a musica nas estrelas. Ah, sim. Também fiquei com os olhos marejados no final do filme. hehe

    Você também tocou num ponto importante que é a ligação que um autor cria entre sua escrita e a musica que serve de combustivel. Acho que já virou um vicio meu de sempre recorrer a trilhas sonoras de filmes ou animes para escrever alguma cena. Mas eu sempre escuto primeiro para depois escrever, e raramente quando a cena é forte eu escrevo e ouço ao mesmo tempo. O problema é que se faço os dois simultaneamente posso omitir detalhes por falta de concentração já que minha cabeça está presa a imagens criadas pela musica.

    Quanto a suas musicas para o Véu, elas são bem legais. Não estou acostumado a ouvir musicas deste estilo, mas me inspira bastante. Acho que não escuto mais desse genero por preguiça. xD
    Só não li a letra, pra não criar revelações na minha cabeça. Não estou nem na metade do livro. Pois é, sou lento pra e-books.
    Ah, sim. Fiz uma pequena resenha inicial no meu blog do que li até agora no livro. Se quiser ir lá conferir.

    Estou escrevendo dois livros ambientados no mesmo mundo. Um é o que faz parte da saga principal, o qual pretendo enviar a alguma editora ano que vem; e o outro é um e-book de poucas páginas com personagens secundários que deve ser lançado no meio do ano.

    Para o e-book, ela é abertura de um anime, mas cada vez que eu a ouço me traz novas idéias.

    http://www.youtube.com/watch?v=dGoZMYcj6Lo

    Para o principal, hm, não tenho uma que ainda combine com o primeiro livro, e sim para o Arco inteiro. Se eu achar uma legal, eu posto de novo aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Luiz. É verdade. Essas musiquinhas sem letra também são demais. Eu lembro que durante muito tempo o tema de Harry Potter foi meu toque de celular. rsrs
    O bom de Stop Cry your heart out é que eu já conhecia antes do filme, então, já haavia criado uma identidade própria para ela. E também foi por isso que quando ela tocou no filme eu chorei igual criança quando tiram o doce. rrsrsrsr
    Resenha? Opa. Vou dar uma olhada agora. rsrs Valeu!
    Nossa! Essa música que você escolheu para o seu livro é muito legal. Engraçado que até parece com uma banda que eu conheço mas não lembro o nome. rs. Vou realizar uma busca agora no meu PC procurando. Tenho quase certeza. rs :)
    Boa sorte com seus livros cara. Abração e tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Amei ver o Within Tempation aqui. Eu tb escrevo meus livros embalada por eles e outras bandas.
    Amei o post.
    No momento to escrevendo ouvindo o som do The Rasmus. Mas sempre estou procurando descobrir bandas novas, dá muita inspiração.
    Bjs! Lu

    ResponderExcluir
  4. Pior que dá mesmo. :) Nada como uma boa música.
    Essa banda eu não conhecia. Vou procurar saber mais. Valeu pela dica :)

    ResponderExcluir