Sigam-me os Bons

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Capas para que as quero.



“Não julgue um livro pela capa”. Esse é um dito que já virou tabu entre os amantes de leitura. Lógico que não podemos simplesmente dizer exatamente como um livro é apenas olhando sua capa, saber se a história é boa ou ruim, se é bem ou mal escrita. Mas ignorar o trabalho de produção de uma capa também não é o caminho. E essa ação é muitas vezes é praticada por aqueles que defendem o tabu acima.
Capas são tão importantes para um livro como a roupa é para uma pessoa. Além de vestir a obra, impedindo que as muitas folhas sejam desgastadas e sujas pelo ambiente aonde o livro se encontra e ocultando seus segredos por trás de sua dura (ou mole, tanto faz) proteção, as capas trazem consigo um papel fundamental que é dizer para que o livro veio.
As roupas que escolhemos trazem consigo a nossa identidade. Mesmo que você seja daqueles que não ligam para seu guarda roupa e se vestem da forma mais desleixada possível, esse tipo de atitude demonstra uma identidade. O que você está tentando dizer para o mundo é: “eu não estou nem aí”. Nesse sentido, as capas também cumprem bem esse papel.
A capa é o primeiro contato que uma pessoa vai ter com o livro, a única forma de ela conseguir dar em um curto espaço de tempo, uma (pré) avaliação acerca a obra. É ela que tem a função de passar rapidamente o que o livro quer passar, de forma a dizer a quem procura um livro de suspense, por exemplo: “Ei, eu tenho o que você procura”. Pensemos numa livraria, onde centenas de obras estão enfileiradas, esperando ansiosamente o seu público leitor. A menos que você não tenha absolutamente nada para fazer, você não poderá ler uma sinopse de cada vez, e tentar dali identificar o seu estilo. Quem vai chamar sua atenção é a capa. É ela quem vai dar idéias do que o livro tem dentro, seus montes e mãos montes de papel. É ela quem vai te seduzir, como uma roupa ousada e instigá-lo a ver o que ela guarda por debaixo.
Livraria "El Atheneo" em Buenos Aires
Se a capa for sombria, o olhar à procura de um livro de terror vai se interessar por ela, se ela for colorida, as pessoas mais alegres vão olhá-la. Se tiver um casal, ela chamará a atenção de leitores avivados por romances, se mostrar cachorros ou gatos, os amantes de animais vão querer abrir o livro. Elas são o cartão de visitas, são as fachadas, os letreiros, são elas que vão chamar um público específico que estará perdido no meio de tantas outras possibilidades.
O trabalho de produção de capa é árduo, pois exige pesquisa, exige sensibilidade para saber que emoção o livro quer passar de forma a apresentá-la em uma única imagem. Tem que haver sinceridade para se produzir uma capa, pois se não, você pode induzir o leitor ao erro. Quantos de nós já não fomos enganados por essas capas de má fé? Essas que acabam por sujar a fama daqueles que as produzem honestamente.  Por isso, não devemos menosprezá-las, pois apesar de algumas quererem nos iludir, outras estão aí para facilitar sua vida, promovendo um salto aos olhos daquilo que você procura.
Ignorar uma capa é desprezar todo um trabalho que é foi feito para ela ficar assim. Por isso, eu defendo: não julguemos um livro pela capa, mas saibamos reconhecer o seu valor.

9 comentários:

  1. Concordo. Reconhecimento é a palvra. Pra mim a capa é uma arte, e faz parte da obra... não devemos menosprezar o trabalho do profissional que está por trás disso.

    ResponderExcluir
  2. "não julguemos um livro pela capa, mas saibamos reconhecer o seu valor."

    Com certeza, a capa é muito importante na apresentação de um livro. É preciso saber fazê-las e apreciá-las.

    ResponderExcluir
  3. “Não julgue um livro pela capa” → Odeio essa frase!

    A capa é a primeira impressão que o livro trás para o leitor (#fato)!
    Eu sou um VICIADO em capas! Tem livros que odeio, mas ta marcado como DESEADO (ou até mesmo como Favorito), só pela CAPA!!!

    Tem Selinho pra vc → http://bibliotecafelipes.blogspot.com/2010/08/selinho-choquei-com-seu-blog.html

    ResponderExcluir
  4. Valorizar a capa é também valorizar um trabalho. Por isso apoio essa medida. ^^ Valeu mesmo pelos posts galera.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz questão que o meu livro Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos tivesse uma capa legal. Não quero dizer com isso q o conteúdo esteja abaixo em termos de valor, mas a embalagem também valoriza o produto!
    Caso desejem conhecer meu trabalho:
    http://migre.me/124Cv
    William, está de parabéns como escritor! um abração e visite meu blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Uma capa bonita não é sinônimo de um conteúdo mal feito. É esse tipo de mentalidade que eu acho importante ser modificada. Fez muito bem Sarah. Ficou bem divertida a sua capa. ^^ E muito Obrigado mesmo. Beijão

    ResponderExcluir
  7. Cara, essa percepção de capas para mim está ainda mais forte quando o assunto é musica... Nossa, quantas bandas conseguiram repassar numa capa de disco exatamente a atitude necessária para perceber que alise tratava de uma grande obra?

    Beatles tem dois exemplos: O colorido do srgt. pappers e o vazio do album branco... retratando dois momentos da banda...

    Enfim, muito massa essa percepção. E sim, a capa de um livro por vezes quer dizer muito sobre o que lá está escrito...

    ResponderExcluir
  8. Apoiado. Podemos dizer capas em geral, não é mesmo. Livros, CDs, DVDs, Cartazes de Cinema. A imagem diz muita coisa, mesmo que não diga tudo.
    Abração Facundo

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o post, porque as capas são o que chamam atenção a primeira vista.

    ResponderExcluir