Sigam-me os Bons

sexta-feira, 18 de março de 2011

Resenha - Quando dormem as feiticeiras, de Carlos Costa

Saudações Amigos e Leitores. 
Para dar continuidade ao regime de resenhas, trago para vocês hoje um livro que li recentemente - Quando Dormem as Feiticeiras, de Carlos Costa. Publicado em  2008 pela Novo século, este livro mescla história e fantasia com muito bom gosto.
Vale a pena conferir.
 Primeiro, uma breve Sinopse: 
Ao trair seu próprio grupo de feiticeiras, a líder da Irmandade da Loba, Deirdhre Gridelim possibilitou aos inquisidores prepararem uma cilada nos arredores de uma vila a qual servia de passagem para a cidade de Albi, sul da França, obrigando os habitantes a deixar sua terra amada. Muitas mulheres foram capturadas e mortas, e somente seis feiticeiras-lobas restaram...


Agora a Resenha:
Um pouco de História, um pouco de fantasia.
Quando dormem as feiticeiras de Carlos costa é um romance bem estruturado, capaz de misturar ficção e fatos de maneira muito bem trabalhada e coesa. O autor consegue retratar muito bem a França da Inquisição e eu pude perceber ao longo do livro uma forte pesquisa e leitura de tratados de inquisidores como o malleus maleficarum.
A magia é branda e o livro não apresenta cenas de grande manifestação de energia ou poder, que muito me agradam, confesso, mas que dão a pitada de possibilidade e verossimilhança com a realidade proposta. Muitas das magias são possíveis e até mesmo muito críveis por membros de diferentes grupos religiosos, o que torna o enredo mais apreensível e dando ao leitor aquela sensação de “mas será isso possível?”.
Outro ponto que acho válido se chamar a atenção é o rico vocabulário de Quando Dormem as Feiticeiras. Sem ser demasiadamente pomposo ou prepotente, o livro consegue trazer um linguajar rico e variado. Sua leitura não é cansativa, nem difícil de decifrar, e embora algumas palavras possam soar incomuns, são facilmente apreensíveis através do contexto da narrativa, não necessitando de um dicionário ao lado.
Enfim, acredito que o livro de Carlos Costa seja uma das grandes pérolas que nossa jovem literatura tem a oferecer. Sem dúvidas, um livro altamente recomendado. Ah, e vale a pena chegar ao fim e entender o significado de seu título.



3 comentários:

  1. eu adorei a capa ela é muito bonita,adorei tbm o fato de ser mais escritor brasileiro mostrando que tem tanto talento quanto qualquer um outro do mundo a fora.Sua resenha me deixou muito curiosa e é claro que vou ler.Um abraço Jeicy.

    ResponderExcluir
  2. AInda não tive a oportunidade de ler, mas sei que é bom, e a tua resenha acabou de confirmar...

    ResponderExcluir
  3. A capa é perfeita...
    Outro livro que será minha nova aquisição nas comprinhas mensais de livros...
    Pretendo ler em breve.
    Um enorme abraço

    ResponderExcluir