Sigam-me os Bons

sábado, 18 de junho de 2011

Resenha: O castelo das águias, de Ana Lúcia Merege


O livro escolhido de hoje, é o recém lançado romance de Ana Lúcia Merege, O castelo das águias, publicado pela editora Draco.


Sionopse:
O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial. Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual. Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantêm um forte elo místico com os moradores do Castelo. Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las,desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.



Resenha:
O romance de Ana Lúcia Merege traz um enredo que muito pode se confundir com o badalado Harry Potter, por girar em torno de uma escola de magia onde alunos vivem em regime de internato e os professores usam túnicas das mais diversas cores. Contudo, mais do que uma projeção abrasileirada da história de Rowling, O castelo das águias trás coisas originais, com personagens carregados de traços latinos, um temática que trabalha política e meio ambiente, e linguagem sóbria.


Ao chamar a atenção para estes detalhes, quero dizer que, ao contrário de uma tendência natural que observo na literatura nacional hoje, onde os personagens parecem viver os dilemas, possuir as formas de pensamento, e viver um contexto, que muito se assemelham a nossos vizinhos estadunidenses e europeus, o Castelo das águias abriga personagens bem brasileiros, em seus modos de pensar, agir e sentir.

Em seu enredo, apesar de trazer questões que podem ser vistas como batidas, como a magia em si, ou uma história de amor, este romance também preocupasse em trabalhar dimensões ambientais, com a questão das águias do reino que são usadas para fins perversos, mas também reflexões acerca do próprio papel da linguagem no mundo, como ela nos forma, nos liga e como elas possuem um poder próprio, que se manifesta na forma do discurso, da dramatização e da poesia.

Como último ponto, gosto de chamar a atenção para a narrativa do livro. Ao contrário de mim, que gosto de uma fala mais intensa e dramática, Ana Merege parece preferir o estilo mais sóbrio e centrado. Sua história corre naturalmente, sem grandes exaltações ou até exageros da fala de sua narradora, Anna de Byrke. Talvez isso acabe por retirar de determinadas cenas a intensidade que precise, mas ganha em termos de coesão com a psique de sua personagem principal, narradora da história.

Para concluir, gostaria de destacar que o romance é uma boa alternativa para uma leitura agradável e interessante, que vale a pena ser apreciado. Um mundo bastante original que mescla um enredo simples e reflexão rebuscada.


Para saber mais da autora e seus trabalhos, acesse seu endereço clicando aqui.

4 comentários:

  1. Adorei a sinopse do livro e amei sua resenha. Bem escrita, original e de fato imparcial. Achei perfeita mesmo! Inclusive, caro colega escritor, quando houver oportunidade ficarei honrada se tiver contato com o Redenção, livro de minha autoria. Parabéns pelo blog! Sucesso.
    Lilo
    Redenção
    http://redencaobylilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela leitura e pela resenha, Willian! É um grande incentivo para mim.

    ResponderExcluir
  3. Oi Grande Willian, adorei a tua resenha, achei muito interessante e confesso que fiquei doido para ler o livro da Ana. Recentemente comprei o teu livro de Corpo e Alma, mas não tive o prazer de lê-lo, pois a minha irmã me tomou,kkkk.
    Vou tentar comprar outro pra mim e um pra sortear entre os leitores do meu blog o Livre Pauta.

    Gostaria que você desse um lida em um texto que fiz lá no blog segue o link http://livrepauta.blogspot.com/2011/06/conversando-sobre-livros-um-caminho-em.html, não é bem um resenha, mas mais uma conversa sobre livros.

    Um grande abraço os textos do blog, estão cada vez melhores. Estou esperando um outro texto seu para postar lá no Livre Pauta.

    ResponderExcluir
  4. Não há de que Ana. Você merece.
    E Lilo e Marcos. Podem apostar no livro, vale a pena. Já li e deixei um comentário no seu blog Marcos. Abraços

    ResponderExcluir