Sigam-me os Bons

domingo, 29 de julho de 2012

Fan fic


Acredito que não exista gênero literário mais popular, contudo menos reconhecido do que a Fan Fic. Neste estilo, um autor, fá de outro autor, se propõe a escrever acerca de uma história já existente de seu ídolo, aproveitando assim seus personagens, cenário ou até mesmo tramas que, na imaginação do adaptador, ficaram incompletas ou mereciam maior destaque. A rede está repleta de sites e blogs, sejam grupos sociais ou páginas pessoais, com conteúdos desse tipo. Nele, mundos já encerrados ganham novo início, coadjuvantes obscurecidos angariam destaque, e tramas já estabelecidas adquirem uma nova perspectiva.

Talvez a história que mais tenha gerado fan fics no Brasil, sem que nenhuma delas tenha sido chamada por este nome, foi “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Um único tema – a traição de Capitu – foi capaz de gerar tal polêmica dentre os leitores da obra que várias outras histórias foram publicadas, dando novos olhares à trama machadiana. Nele, uma personagem relegada ao silêncio recebe voz e um simples olhar produz energia para que sejam criados discursos originais, com novos autores ansiosos por também poderem falar.

As fan fics, mais do que meras brincadeiras, são na verdade uma manifestação de nossos desejos, presentes em todo e qualquer leitor: o de poder, ele também, interferir na história. No processo de leitura, estamos tão envolvidos com o enredo, tão conectados aos personagens e seus dilemas que tendemos a querer agir dentro da história. E por mais que sejamos ativos no processo de leitura, pois cada leitor é capaz de interpretar um mesmo acontecimento sob diversos ângulos, ainda assim a sensação de controle que às vezes queríamos ter não nos é satisfeita. Quantos de nós já não terminamos um livro desejando imensamente que algumas coisas tivessem seguido outro rumo na trama. Isso aconteceu inúmeras vezes comigo, mesmo naqueles livros que muito me agradaram ou deixaram satisfeito. Tem sempre aquela pontada de arrogância, que nos diz que a história poderia até ficar melhor se tivesse acontecido desta e não daquela maneira.

E neste sentido, as fan fics nos servem como forma de extrapolar esses desejos, de transformarmos vilões em heróis, de desestabilizar a história de um autor que admiramos, não porque nos achamos melhores que eles, mas porque o admiramos de tal forma que queremos declarar ao mundo nosso contentamento, mostrando que não somos capazes de sobreviver completamente sem seus trabalhos, e já que eles deram por encerrado seus livros, temos então nós mesmos que dar continuidade a obra, impedindo-a assim de morrer.

As fan fics, nesse sentido, não são plágios, mas sim esforços de manter uma memória viva, mesmo que esta memória seja apenas ficção. Uma forma de exercer nosso direito de sermos também criadores. Escrever este gênero é sem dúvidas um exercício importante e satisfatório. Já fiz muitas, embora jamais tenha as escrito em folha, mas sim as mantendo no enredo oral, através das aventuras de RPG. E nestes momentos, fui capaz de treinar minha imaginação. Apoiando-me no mundo de outros mestres, era capaz de criar esboços dos meus próprios universos. Até já ser maduro o suficiente para caminhar sobre minhas próprias pernas.

Enfim, acho incrível o potencial que este gênero possui, e fico igualmente surpreso com seu pouco reconhecimento nos meios acadêmicos, acredito que o processo de readaptação da obra de autores conhecidos por desconhecidos, através das fanfics, renderia ótimos trabalhos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras, Ciências Sociais e, por que não, História. Ou talvez, ao fim e ao cabo, seja realmente melhor assim. pois este ofício, sendo mantido assim, no meio popular, livre nas mãos dos fãs das mais diversas idades, níveis de escolaridade e classes sociais, preserve essa energia criadora que faz com que todo o dia centenas de histórias sejam escritas e dezenas de autores sejam revelados, mesmo que sem os louros da carreira literária.

2 comentários:

  1. Ótimo post!

    Meu amigo Gabriel escreveu uma fan fic pra você, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu sei.
    Achei muito foda da parte dele, até publiquei aqui no blog.
    Obrigado

    ResponderExcluir